Tudo pronto o I Fórum do Livro e da Leitura – Região Oeste

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Já está tudo pronto o I Fórum do Livro e da Leitura – Região Oeste, que acontecerá nesta terça (10), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento é aberto aos profissionais e voluntários das áreas de educação, cultura e da cadeia produtiva do livro, além de interessados em debater as políticas públicas de incentivo à leitura, ao livro e à literatura. Marina Colasanti, escritora e jornalista, vencedora de nove prêmios Jabuti, e Zoara Failla, diretora-executiva do Instituto Pró-Livro/SP, são presenças confirmadas.

Segunda Lúcia Iliane da Costa, secretária de Educação de São Lourenço do Oeste, participar do Fórum é fundamental para a cidade, pois existe um projeto semelhante na rede municipal de ensino. “O projeto ‘Focado na Leitura’ teve início em 2013 e, no ano seguinte, estendemos para leitura e escrita. Cada escola escreveu seus textos e, neste ano, será publicado o primeiro livro escrito por alunos lourencianos”, comemora Lúcia.

Na opinião da secretária, o  ato de ler e escrever é essencial para que o indivíduo exerça seus direitos, possa trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender sempre mais ao longo de sua vida. “Acreditamos que a leitura e a escrita são fatores fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade em que vive. Portanto, queremos parabenizar o Instituto Parati pela inteligente iniciativa na região Oeste”, finaliza.

O evento é uma realização do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, Instituto Parati, secretarias de Cultura de Chapecó e de Educação de São Lourenço do Oeste e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio da Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários.

Posted in Notícias.