Sobre o Fórum

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

FÓRUM CATARINENSE DO LIVRO E LEITURA – UMA INICIATIVA EM CONSTRUÇÃO

O início do Fórum

ATA FUNDAÇÃO DO FCLL

Aos vinte e sete dias de maio de dois mil e treze, reuniram-se no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, situada a Rua Eduardo Gonçalves d`Ávila, 303, Bairro Itacorubi, cidade de Florianópolis, as pessoas físicas e jurídicas abaixo relacionadas para constituírem o Fórum Catarinense do Livro e Leitura, espaço de atividades e debates constituído por pessoas físicas e organizações da sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, com duração indeterminada.

O Fórum tem por objetivo promover um ambiente de participação visando apoiar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro.

Os presentes deliberaram pela formação da seguinte estrutura: Conselho de Representantes e um Grupo Gestor de coordenação e secretaria executiva, sendo este de caráter provisório, composto por representantes do setor público, social e privado. A finalidade do Grupo Gestor será organizar o Fórum, reunir os parceiros e compor a Plataforma do Livro e da Leitura, integrada às metas estabelecidas no Plano Estadual do Livro e da Leitura ora em construção.

O Fórum, uma vez constituído poderá ser ampliado por novos membros, mediante   indicação de representantes e adesão livre. Nada mais havendo a tratar foi a presente ata lida e aprovada, sendo assinada por todos os presentes.

APRESENTAÇÃO

O Estado de Santa Catarina  e seus municípios tem o desafio de diagnosticar e estabelecer metas para o desenvolvimento dos indicadores de leitura, conforme preconiza  o Plano Nacional do Livro e da Leitura.

O FÓRUM pretende criar o ambiente de participação e construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, representando um esforço organizado de atuação entre a sociedade e projetos de leitura e setores de governo ligados a área da cultura. O objetivo do plano, a ser apresentado como contribuição do FÓRUM ao estado e a sociedade é assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas  e produtivas do livro.

VISÃO

—  É fruto de uma mobilização entre agentes e gestores públicos, privados e não-governamentais em favor da construção de diretrizes, estratégias e metas e ações para o desenvolvimento da cidadania por meio da leitura e suas mediações e da ampliação do acesso ao livro seja em ambientes escolares, em espaços públicos ou privados.

—  Resulta do Seminário do Livro e da Leitura – Uma Tarefa de Vida, realizado em Florianópolis, no dia 3 de julho de 2012.

—  O FCLL pretende ser uma instancia setorial permanente de participação da sociedade civil e do poder público, com  caráter técnico, consultivo, deliberativo, promotor e difusor.

OBJETIVOS

1. Sensibilizar, reunir, representar  e mobilizar as  pessoas físicas e jurídicas, formais ou informais que atuam, direta ou indiretamente nos segmentos criativos e produtivos da cadeia do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

2. Debater, diagnosticar, formular e propor políticas, temas, ações, parcerias e prioridades para o setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

3. Contribuir e acompanhar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, bem como apoiar a construção dos planos municipais, conforme preconiza o PNLL.

4. Estimular e promover as iniciativas da sociedade e do poder público que visam fomentar a leitura, os leitores,  o acesso e fruição ao livro e aos espaços de leitura.

ESTRUTURA (em construção)

—  O FCLL  tem a seguinte estrutura mínima:

Conselho de Representantes

 Grupo Gestor

Secretaria Executiva

—  O Conselho de Representantes é composto por membros devidamente indicados pelas entidades que aderiram ao Fórum oriundas da sociedade civil, do setor público e da iniciativa privada, sendo a instancia máxima de deliberação.

A finalidade do Grupo Gestor será organizar o Fórum, reunir os parceiros e compor a Plataforma do Livro e da Leitura, integrada às metas estabelecidas no Plano Estadual do Livro e da Leitura ora em construção.

A finalidade da Secretaria Executiva é  proceder às demandas do Grupo Gestor, executando funções técnicas, administrativas, operacionais e de comunicação. À  Secretaria Executiva funcionará rotativamente e por um ano,  com o apoio da estrutura  física, instalações, equipamentos e pessoal, disponibilizados por uma das entidades parceiras do Grupo Gestor, sem prejuízo da colaboração de todos os membros do Fórum.

 

ATA FUNDAÇÃO DO FCLL