Iniciativas para leitura, literatura, bibliotecas

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Confira as diversas iniciativas catarinenses de promoção do livro, leitura, literatura e das bibliotecas. O Fórum Leitura SC não está necessariamente vinculado a essas iniciativas e o nosso objetivo com esta seção é apenas divulgar as ações que ocorrem em Santa Catarina.

Sua iniciativa não aparece nesta página? Entre em contato conosco: forumleitura@gmail.com.

Biblioteca Comunitária Barca dos Livros

8_barca_livrosSede: Rua Hippólito do Valle Pereira, n. 620, LIC- Village,  Lagoa da Conceição, Florianópolis –SC,CEP 88062-210
Programação e informações: Site.
Ações: Promovida pela Sociedade Amantes da Leitura, é “uma biblioteca viva, com intenso programa de incentivo à leitura e com a previsão de um eixo itinerante (o barco-biblioteca), montado a bordo de um barco especialmente adaptado, respeitando as condições geográficas, o meio-ambiente e as tradições culturais da população da Lagoa da Conceição. Um grande acervo vem sendo constituído e preparado para ir ao encontro do leitor”
A Biblioteca promove: grupos de discussão sobre leitura e literatura; oficinas literárias e de contação de histórias; passeios de barco com livros e narração de histórias; ciclos de cinema; saraus literários; visitas de escolas à biblioteca; encontros com escritores e lançamentos de livros.

 

Bom de Ler, projeto do Instituto Parati

6_logo_bom_de_lerSede: Rua Dr. Celso Nicodemus Lopes, n. 44, João Paulo, Florianópolis-SC, CEP 88030-357 Florianópolis
Mais informações: Site.
Ações: O Bom de Ler é um projeto que estimula a leitura e a descoberta de bons livros e escritores.
“O projeto foi criado para despertar, nas crianças e jovens, a força da leitura, da poesia e da filosofia, no desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida e cultura.”
“Iniciativas do Bom de Ler: 1) A Estação Cultural Bom de Ler: de caráter itinerante, foi criada especialmente para possibilitar encontros culturais e artísticos em torno do livro e da leitura. 2) As Bibliotecas: acervo com 360 títulos selecionados da literatura brasileira e traduzida, entre autores clássicos e contemporâneos. 3) As Oficinas de leitura: destinadas aos educadores, pais, artistas e produtores culturais. 4) O Repórter na Escola: produção de conteúdos e criações gráficas e digitais, fotos e textos, áudios, clipes e vídeos. 5) Os Encontros: são as iniciativas culturais do Bom de Ler com grupo de leitores e escolas, escritores, artistas e educadores e todos os apaixonados pela vida, o livro e a leitura.”

 

Círculo de Leitura de Florianópolis

9_circulo_leitura_florianopolisSede: as reuniões ocorrem na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina:
Programação e informações: Site.
Ações: “Encontros periódicos, coordenados pelo Prof. Alcides Buss que, em parceria com o Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC (SiBi/UFSC), permite aos participantes compartilhar suas experiências com a leitura e promover o debate. Momento de expressar o que se vê e o que se sente na cultura catarinense, do Brasil e do mundo.”

 

Floripa Letrada

Floripa LetradaMais informações: Portal da Prefeitura e perfil do Facebook. Para fazer doações, sugere-se contato pelo telefone 48 3251-6100.
Ações: É um projeto de incentivo à leitura que promove a  distribuição gratuita de livros e revistas em estantes devidamente identificadas nos terminais de ônibus de Florianópolis. Teve início em agosto de 2010 e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria  Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais.

 

Fórum Cultural de Florianópolis

Mais informações: Site oficial e perfil no Facebook.
Ações: “Articulação da sociedade civil organizada para discutir, propor e fomentar as ações culturais na capital catarinense.”

 

Instituto Caracol

7_instituto_caracolSede: Av. João Sacavem, n. 160, Centro, Navegantes-SC, CEP 88375000
Programação e outras informações: Site.
Ações: “O Instituto Caracol mantém um Espaço Cultural composto pela Sala de Leitura Vicente Cechelero, Cine Clube Divineia, Galeria Caracol e um espaço de leitura e convivência. É um espaço alternativo para exercitar uma economia simbólica, uma ecologia que resultará em uma melhor qualidade de vida.”
“As além das ações realizadas no Espaço Cultural, o Caracol  desenvolve ações em vários bairros da cidade e em cidades da região através de um equipamento cultural itinerante. O nome caracol foi escolhido por sua forma, por disseminar uma variedade de símbolos relativos à colheita, ao entendimento do tempo, à formação do pensamento dinâmico, do sistema auditivo e, ainda, por transportar sua casa. Lembremos que casa, oikos em grego, possui a mesma raiz de economia e ecologia. Assim somos nós, casas nômades entre as imagens e leituras do mundo.”

 

Oficina Literária Boca de Leão

Sede: Florianópolis, reuniões na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, R. Tenente Silveira, n. 343, Centro, Florianópolis – SC, CEP 88034-358
Programação e outras informaçõesSite.
Ações: Grupo de escritores e outros amantes da leitura, de várias idades, que promovem narração e contação de histórias, oficinas de literatura, exposições literárias.

Parque da Leitura

foto parque da leitura blumenauSede: Parque Ramiro Ruediger – Blumenau – Santa Catarina
Programação e informações: Site.
Ações: Promovida pela Fundação Cultural de Blumenau, é a organização de um espaço público de oferta de livros e leituras  com ações de leitura e contação de histórias das 9 horas até as 17 horas. Projeto de incentivo à leitura de base social e que tem como foco o núcleo familiar. Um grande acervo constituído de literatura infantil, juvenil e adulta, poesia, literatura de cordel, jornal e revistas além de almofadas e banquetas para acolher confortavelmente todos os leitores.

 

Prêmio RBS de Educação

10_Premio_RBSMais informações: Site.
Ações: “O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo é uma das principais iniciativas do Grupo RBS a fim de contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica no país. Lançado em 2013, tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e cidadãos e de disseminar práticas educativas de sucesso nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.”
“Realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio RBS de Educação fundamenta-se nos princípios divulgados pelo Ministério da Educação e busca promover novos olhares para a realidade da educação brasileira.”
Categorias dos prêmios:
Professor de Escola Pública
Professor de Escola Privada
Projeto Comunitário
Júri Popular: os 18 finalistas participarão de uma votação popular, que será realizada pela internet.
Desta votação sairão mais 2 vencedores (1 do RS e 1 de SC).

 

Programa Institucional Pró-Leitura (Proler) – UNIVILLE

Proler JoinvilleSede: Piso térreo da Biblioteca Universitária. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Rua Paulo Malschitzki, nº 10, Campus Universitário – Zona Industrial, CEP 89219-710 – Joinville/SC
Mais informações: Blog.
Ações: Contação de história: UNIVILLE na comunidade, Semana da Comunidade, escolas e hospitais; Encontro anual do PROLER Joinville; Mostra anual de leitura do PROLER; Círculos de leitura no projeto Matur(a)idade; Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (quinzenal). Projetos:  Salve o cinema (bimestral); Contação de história – Projeto Histórias de Domingo – Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (semanal); Contação de histórias no Centro Hospitalar UNIMED Joinville (semanal); Grupo Vitales – contando e cantando histórias (finalizado); Grupo de estudos – Wittgenstein (finalizado); Oficina de leitura: gêneros do contidiano (finalizado); O resgate da COMMEDIA DELL’ARTE (finalizado); Participação na organização – CIRCUITO CATARINENSE DE LITERATURA – feira do livro de Joinville; Participação na organização – PRÊMIO JOINVILLE DE EXPRESSÃO LITERÁRIA – CULTIVANDO A SEMENTE DE UMA SOCIEDADE LEITORA.

 

Sala de Leitura Salim Miguel, do Hospital Universitário da UFSC

Sala de Leitura Salim MiguelSede: Localiza-se dentro do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, s/nº, Trindade, Florianópolis – SC, CEP 88040-900, Caixa Postal 5199
Mais informações: Site.
Ações: “É um espaço destinado aos pacientes internados ou não, seus acompanhantes e servidores lotados no HU, com o objetivo de  contribuir com a humanização hospitalar, incentivar o gosto e o hábito da leitura de pacientes internos, externos, acompanhantes e servidores  além de agregar valor aos serviços oferecidos pela instituição. A SSM proporciona aos seus usuários, além da leitura, atividades culturais […]”.

 

Tenda Literária

Tenda literáriaSede: o projeto ocorre em diferentes praias de Imbituba.
Mais informações: Perfil do Facebook.
Ações: Iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, em parceria com a Secretaria de Turismo. A tenda transforma-se num verdadeiro espaço cultural que oferece livros, contação de histórias e outras atividades culturais, incluindo apresentações musicais. No ano de 2015 organizaram-se 4 edições, das 9h às 19h, nos meses de janeiro e fevereiro. Vale conferir a programação. Parceiros e atividades simultâneas à disposição de quem participar: Isabella Torquato do SouIM assina a cenografia do espaço com o uso de materiais inusitados. A ONG Entrelinhas realiza o projeto Livro Nômade, em que a pessoa que achar um livro pode levá-lo para onde quiser e o único compromisso é deixa-lo depois em algum lugar movimentado. Uma das principais atrações é o Recital, com a participação de poetas imbitubenses. As atividades também incluem esclarecimentos de coletivos de arte, produtores culturais e ambientais, sobre os projetos que realizam na cidade. Trilhas ecológicas conduzidas pelo coletivo TaiáTerra também integram a programação, além de atividades de auto conhecimento que preservam a saúde do corpo e da mente. Com o foco principal na informação.