I FÓRUM DA LEITURA – REGIÃO OESTE/SC

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Inscrições antecipadas encerradas. Inscrições somente no dia do evento, mediante disponibilidade de vagas | Download da Programação

Por iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, Instituto Parati/Projeto Bom de Ler, Secretaria de Cultura de Chapecó, Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste e a Federação Catarinense dos Municípios/CONGESC, em parceria com a Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa/núcleo de escritores, Associação Catarinense de Bibliotecários, entre outros participantes de um conjunto de 40 instituições, realizam e convidam para o I FÓRUM LEITURA REGIÃO OESTE.

Data: 10 de Março de 2015 (terça-feira).
Horário: Das 8h30 às 17h30.
Local: Centro de Cultura e Eventos de Chapecó/SC.
Rua Assis Brasil, 20-D – Centro  – Chapecó /SC – Telefone (49) 3319-1010.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura oficial do Fórum do Livro e da Leitura. Coordenação de Roselaine Vinhas, Secretaria Municipal de Cultura de Chapecó e presidente do CONGESC

8h45 – A Construção do Plano Estadual e Planos Municipais do Livro e da Leitura. Propostas e desafios. Participação especial de ZOARA FAILLA, coordenadora de projetos e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do instituto Pró-Livro/SP & Retratos de um jovem leitor.

10h00 – Encontro com a escritora MARINA COLASANTI, ganhadora do Prêmio Jabuti 2014 – mediação de José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum Leitura e do Projeto Bom de Ler/Instituto Parati.

11h30 – Agenda cultural (Música, Poesia e histórias).

13h30 – A construção do Fórum Leitura Região Oeste – Experiências e iniciativas dos sócios e parceiros. Coordenação de Carlos Stegemann, escritor e jornalista.

15h00 – Encaminhamentos e Planos do Livro e de Leitura.

16h30 – A Leitura como Tarefa de Vida – A Construção do III Fórum Leitura / SC.

17h00 – Assinaturas do Protocolo de Leitura. Carta de Compromisso do Plano do Livro e da Leitura em SC.

17h30 – Encerramento.

Marina Colasanti

Marina Colasanti
Escritora. Vencedora em 2014 do Prêmio Jabuti pelo livro Breve História de Um Pequeno Amor.

Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritreia. Residiu em Trípoli, mudou-se para a Itália, e em 1948 transferiu-se para o Brasil. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal. Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de 50 títulos, nos gêneros poesia, contos, crônicas, infantojuvenis e ensaios. Por meio da literatura retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. É detentora de nove prêmios Jabuti, sendo 2 Livro do Ano de Ficção, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors-concours da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil). Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias. Casada com Affonso Romano de Sant’Anna, tem duas filhas.

 

Zoara Failla

Zoara Failla é socióloga formada UNESP-SP, com mestrado em psicologia social cursado na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. No Instituto Pró-Livro, coordena a área de projetos e participou do desenvolvimento do Programa Mais Livro e a Leitura nos Estados e Municípios, em parceria com o MinC -PNLL. Foi responsável pelas instalações nas Bienais de SP e RJ: Biblioteca Viva (SP); O Livro é Uma Viagem (SP e Maceió); Mãe Lê Pra Mim (RJ), Floresta de livros (RJ – parceria) e Sítio Pro – Livro na Reatch (SP). Coordenou a 3ª edição da Pesquisa e foi organizadora do Livro Retratos da leitura no Brasil 3.Autora de artigos sobre o jovem leitor.

INFORMAÇÕES DE APOIO
• Secretaria de Cultura de Chapecó (49) 3319-1010
• Instituto Parati (49) 3344-1657
• Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste (49) 3344-8460
• Fecam / Congesc (48) 3221 8800
• Fórum Catarinense do Livro e da Leitura (48) 3025 6596

www.forumleitura.org.br
facebook.com/forumdolivroedaleitura
www.bomdeler.org.br

Posted in Sem categoria.